segunda-feira, 4 de abril de 2011
Ácido lático
Produzido no organismo em atividades físicas intensas de utilização basicamente do metabolismo anaeróbico (com ausência ou baixa de oxigênio), este produto metabólico pode interferir e atrapalhar sua atividade física.
Seu acúmulo no sangue e musculatura interfere na velocidade do impulso nervoso, na contração muscular e no nível de fadiga. Geralmente atletas bem treinados possuem uma capacidade de tamponamento maior e mais eficiente deste ácido lático, conseguindo manter o exercício com acúmulo bem maior que 4mmol por litro sangue (taxa limite em indivíduos sedentários).
Processado no organismo, existem 4 destinos para o ácido lático: eliminação pelo suor e urina durante a recuperação após exercício, conversão em glicose ou glicogênio, conversão em proteína e oxidação em co2 e água através de seu uso pelo metabolismo aeróbico durante a recuperação.
É fato que o exercício intenso produz o ácido lático, mas sua remoção do organismo inicia em 10 seg pós atividade, e quanto mais treinado você estiver, maior a quantidade sangúínea suportada e por mais tempo.
Profa Carla Damazio (CREF 1082 G/RJ)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário