Powered By Blogger

domingo, 18 de setembro de 2011

                          SUP - STAND UP PADDLE

No Peru entre 200 ac e 700 dc, os moches já utilizavam pranchas de madeira de junco para pescar e voltavam surfando as ondas. Mais tarde, no século IV os polinésios levaram a arte do surf para o Havaí. Em 1000 dc o surf já fazia parte da cultura polinésia e em 1700 se espalhou pelo Havaí, de camponeses a chefes de tribos, que surfavam com pranchas enormes de 12 a 24 pés.

O Stand up paddle foi popularizado no Havaí entre as décadas de 20 a 50 pelos "beach boys" na praia de Waikiki. Estes remavam em pé em suas pranchas enquanto tiravam fotos dos turistas aprendendo a surfar. E nos anos 90 foi introduzido como treinamento  e esporte por Laird Hamilton, também no Havaí.

Hoje em dia é praticado no mundo todo e chegou ao Brasil nos anos 2000. Já contamos com a Associação Brasileira de Stand Up Paddle (A.B.S.U.P) com regulamento e calendário de competições nacionais.

Para iniciar no esporte basta adquirir o equipamento básico: uma prancha de 9 a 15 pés, dependendo do local onde realizar a atividade (pranchas menores wave e pranchas maiores  para race em lagos e águas calmas) e um remo (confeccionado em fibra de vidro, alumínio ou carbono). É importante no início também a orientação de um instrutor quanto a posicionamento na prancha, marés, ventos, técnicas de virada e curvas...

Aproveite a dica, é muito divertido e fácil!

Carla Damazio (CREF:1082 G/RJ)

Um comentário:

  1. Olá, gostaria de entrar em contato com a assessoria. Como faço? Obrigado!

    ResponderExcluir