A creatina é uma substancia encontrada primariamente no músculo esquelético e sintetizada naturalmente pelo organismo a partir dos aminoácidos glicina, arginina e metionina. Também pode ser obtida pela alimentação, principalmente pela ingestão de carnes e peixes. Após ser utilizada, a creatina é filtrada pelo rim, sendo excretada na urina sob a forma de creatinina.
As principais funções da creatina são: regeneração de fontes energéticas (ATP) e síntese proteica, que resultam em melhora da força e potência muscular, hipertrofia e ganho de massa magra.
É sabido que a suplementação com creatina aumenta o conteúdo total de creatina intramuscular. Este aumento é responsável pelos efeitos ergogênicos dessa substância, uma vez que é capaz de acelerar a ressíntese das moléculas energéticas no intervalo dos exercícios. Como resultado, ocorre um aumento na capacidade de contração muscular e consequente aumento da força.
Além disso, a creatina é um agente osmótico, que provoca volumização muscular. Este mecanismo favorece a síntese proteica e também pode reduzir a degradação de proteínas corporais.
Devido a esses fatores, a creatina tem sido utilizada em praticantes de exercícios repetitivos, de alta intensidade, curta duração e com períodos de recuperação muito curtos. Usualmente a suplementação com creatina é feita em duas fases: a primeira, denominada super compensação, é caracterizada por um consumo mais elevado de creatina, em torno de 20g/dia, fracionada em quatro horários, por cinco a sete dias. Na segunda fase, sua ingestão é reduzida para 0,03g/kg de peso corporal. Após três meses de suplementação contínua, alguns autores sugerem um mês sem consumo.
A creatina é classificada como suplemento nutricional e por este fato seu consumo não é considerado doping. Recentemente a ANVISA legalizou seu consumo no Brasil, recomendando um grau de pureza de 99,9%, visto que sua segurança é diretamente proporcional ao teor de seus contaminantes (Dicyandiamida e a Dyhydrotriazina).
Fonte: ETHIKA Suplementos (nutricionista Maria Fernanda Pio)
Nenhum comentário:
Postar um comentário